Dicas de gestão: Separe as finanças de casa e as da empresa!

intercores-coral-dicas-de-gestao-financeira-para-sua-loja

Lembra da fábula da galinha dos ovos de ouro? Ela se aplica bem à sua empresa. Se você não souber esperar a hora certa para fazer retiradas, pode acabar por prejudicar permanentemente seu negócio e posteriormente, sua própria renda. Segundo administradores experientes, o segredo para tudo dar certo está em atitudes simples:

Estabeleça um salário mensal para você e limite-se a ele

Para que possa se manter e crescer, é importante que sua empresa tenha um fluxo de caixa saudável e isso é conseguido com estabilidade e previsibilidade. Ou seja, reduza (se possível, elimine) tudo o que não puder ser controlado e calculado, incluindo aí o seu próprio ganho. Lembre-se da máxima “O que não pode ser calculado, não pode ser gerenciado”.

Não leve despesas de casa para a empresa

É um princípio simples: as contas da sua casa devem ser pagas com o orçamento da sua casa, e as contas do seu negócio, com o orçamento do seu negócio. Tenha em mente que só será possível obter qualquer segurança financeira com seu negócio se ele estiver estabilizado, e isso vai requerer disciplina permanente. Também não pague contas da empresa com dinheiro de casa: quando isso é necessário, é sinal de que algo vai mal na sua administração e precisa ser corrigido com urgência. Ter uma conta separada para a empresa ajuda.

Tenha tudo registrado

Guarde notas e recibos, controle e registre tudo que for relacionado aos gastos e ganhos da sua empresa, utilizando de preferência ferramentas digitais. Há programas especificamente feitos para isso (os ERPs) que facilitam e automatizam boa parte do processo, mas há também gerenciadores de planilhas como o LibreOffice Calc (gratuito) e o Microsof Excel (pago) que já são de grande ajuda.

Peça ajuda profissional

Você pode entender muito bem do mercado em que atua, mas a administração de negócios é uma ciência à parte, que está em plena evolução o tempo inteiro. Não tenha medo de contratar os serviços de um administrador para avaliar a saúde financeira do seu empreendimento, através dele você poderá conhecer onde está gastando desnecessariamente e como poderá multiplicar os seus ganhos.

Conte sempre com a Intercores para levar o melhor à sua loja!